Quem deve levar as Alianças?

Ontem  no post Daminhas Levando Pétalas de rosa, comentei que na época do meu casamento a cerimonialista me ensinou que as daminhas não devem levar as alianças,   só se for um casal de daminha e pajem, nesse caso, o menino leva as alianças.

Isso gerou algumas dúvidas entre as noivas, como por exemplo: Já tenho minhas daminhas decididas e agora?

Só Daminhas: Não tem problema, na maioria das fotos de casamentos que vejo, quando o casal só escolhe uma dupla de daminhas ou mais, elas carregam cestinhas com pétalas, ou mini buquês, fica uma fofura.

E as alianças? Meu noivo levou as alianças no bolso, fora da caixinha para não fazer volume, na hora da troca das alianças ele as entregou ao pastor, foi bem tranqüilo.

Porque Isso? Na época de meu casamento minha cerimonialista me explicou, hoje não lembro muito, não sei se era algo para o menino fazer, ou essas questões de sorte ou superstição. Eu não acredito nessas coisas de superstição ou fazer algo para dar sorte, e já tinha minhas daminhas. No fim foi tranqüilo o Pedro levar as alianças

É Obrigatório ser assim? Sinceramente não sei, até pedi no Twitter para algumas cerimonialistas e organizadores nos dizerem aqui o que acham, pois ela me passou assim, mas não sei se é obrigatório ou apenas uma questão de etiqueta.

Tem aquela hora na cerimônia que toca uma música especial para os noivinhos entrarem com as alianças, já fui em diversos casamentos em que entrou somente daminha(as), e todo mundo fica babando.

Na minha opinião o casal deve optar pelo o que mais gosta, em meu casamento entraram duas daminhas, eu particularmente preferi daminhas, e não havia nenhum menino pequeno da família para ser o pajem, mas cada caso é um caso. Elas podem entrar antes da noiva ou somente na hora das alianças, em ambos os casos fica muito lindo e foto!!!

Peço a ajuda de cerimonilistas e organizadores para essa pergunta, o que vocês acham? O que é mais correto de se fazer?

Incoming search terms:

  • quem entra com as alianças
  • o que os pajens podem levar
  • quem entra com as alianças no casamento
  • vestidos para daminhas
  • vestidos de daminha
  • quem leva as alianças ao altar
  • quem leva as alianças dos noivos
  • quem leva as alianças
  • quem leva as alianças no casamento
  • quem pode levar as alianças
Gostou deste post? Compartilhe:

49 Respostas para “Quem deve levar as Alianças?”

  1. Simone disse:

    No meu casamento, na hora das alianças entrou uma daminha segurando um baú dourado com as alianças dentro.

    Ficou lindo, diferente e todo mundo gostou!
    acho q tem q ser como os noivos gostam! nao tem regra pra isso!

  2. Oi,

    Eu acho que as daminhas e pajem sempre encantam ainda mais a cerimônia,
    Aliás, crianças sempre encatam!

    Bjs

  3. Andrea Lia disse:

    No casamento de uma amiga quem entrou carregando as alianças foi o avô, o que gerou comoção geral – foi lindo! Em outro, a irmã dela, quase da mesma idade, que levou as alianças ao altar. Acho que quando você atribui significado qualquer alternativa fica lindo!
    Beijos

  4. Luana Almeida disse:

    Oi Daiana! Bem, vou dar minha opinião, mas gosto sempre de pesquisar antes na bibliografia que tenho, de etiqueta ou outras Cerimonialistas. Não encontrei nada que diz que é regra a daminha não poder levar as alianças.
    Eu sempre aconselho aos noivos que a decisão é deles. O que eles acham que fica mais bonito, que combina mais com o estilo do casamento e com as próprias crianças.
    Acredito que em função da cultura “patriarcal” que temos, algumas convenções são criadas, mas não são regras.
    A minha opinião é que se existem só daminhas, uma delas pode sim levar as alianças. É um “agrado” para a criança se sentir importante naquela função e não só para “enfeitar” o casamento!!!
    Isso também é importante destacar na hora do convite para as crianças, afinal elas tem um porquê de estarem ali!
    Conte sempre comigo! Admiro teus posts!!
    Um beijo
    Luana
    Lu Eventos by Luana Almeida

  5. Maísa Amorim disse:

    No meu casamento, meu irmão de 17 anos entrou com as alianças no bolso, bem elegante e coloquei uma música mais alegre, ficou lindo! Acho q não tem regra, o importante é a opinião dos noivos. =)

  6. priscilla disse:

    aho que isso depende muito de cada casal! eu gostaria que uma daminha entrasse com as alianças em algum acessório bem lindo!

  7. Keli Cristine disse:

    No meu casamento, minha irmã (que foi madrinha) levou a aliança do meu marido e o irmão dele (que foi padrinho) levou a minha. Levaram na mão ou no bolso mesmo.
    Eu adorei!! Diferente.
    Assim que tem que ser, como os noivos querem. Não existem mais regras para isso!!
    Bjão

  8. Luciana disse:

    A minha daminha vai entrar com uma rosa apenas! Ela tem 8 anos!
    E meu sobrinho vai entrar com a outra daminha que terá 1 ano. Ela vai entrar com uma bonequinha de pano com as alianças!

  9. Daysi Lucena disse:

    Acho que fica um momento tão mimoso,
    quando os “noivinhos” entram com as alianças!!?
    Acho também interessante as daminhas jogarem as pétalas.
    Bem, não existe uma regra para isso!
    As duas formas que falei são muito usadas.
    Casamentos modernos, o próprio noivo leva no bolso!
    O importante é os noivos terem criatividade no momento, não deixando a elegância e
    a romantismo do momento serem esquecidas!

  10. No meu casamento (tá chegandooo, dia 28/11) quem vai levar as alianças será a daminha, minha (única) irmã, de 7 anos. Queríamos fazer ela participar de uma forma especial, e eu nunca fui fã de floristas ou mega-cortejos de crianças. Acho que não tem forma melhor do que entregar o símbolo da nossa união nas mãozinhas dela, né?
    E assim, ela é quase minha filha – 14 anos de diferença de idade. Adoooora meu noivo, sempre tá com a gente… Nada melhor, na minha opinião, do que ela levar as alianças.
    Mas também adorei a ideia dos padrinhos, que a Keli contou. Lindo!

  11. Glaucia Schenk disse:

    Oi Daiane, td bem?
    Eu faço especialização em Gestão de Eventos e, de fato, não existe uma regra de quem pode ou não levar as alianças, isso varia de acordo com o desejo dos noivos. O mais comum aqui em BH é a daminha levar as alianças, mas já vi casos em que avó e até mesmo amigas bailarinas entram com elas, fica lindo!
    Bjs

  12. Sara disse:

    No meu provavelmente serão meus avós paternos que tem 50 anos de casados que levarão as alianças, mas ainda não sei, gostei bastante da ideia do noivo estar com as alianças no bolso… tô na duvida! ai ain..

  13. Martinha disse:

    Como disse lá no twitter regra não existe!
    Perguntei isso pra meus cerimonialistas na época do casamento.
    Eles disseram que sim, existe uma superstição que diz , que as alianças devem ser levadas, próximas ao peito( no bolso do marido) pra mostrar o qto o amor ta perto do coração…
    mas isso é pra quem é supersticioso….regra de etiqueta num é não!
    rsrsrsrsrs

    :)

    já vi as demoseilles entrarem com as alianças e ficou lindoO!!!!!
    =)

  14. Rafaella disse:

    Ótima pergunta!

    Certamente não existe regra definida para entrada no casamento.
    O Clássico (tradicional) é a Daminha com o Pajem levando as alianças…
    Mas já realizei inúmeros casamentos onde a noiva escolheu substituir a primeira entrada com as floristas (que é formado de uma ou duas meninas de 4 às 7 anos) com uma cestinha jogando pétalas de rosas antes da noiva entrar… a noiva entra… e depois entra a daminha sozinha ou com o pajem levando as alianças, sejam elas no buquêzinho, em cima de uma almofadinha ou até mesmo em cima de uma bíblia dourada! FICA LINDO!
    Ou então, já presenciei um casamento onde a daminha entra sozinha levando as alianças e qnd chega até a noiva, ela dá as alianças e em troca a noiva dá uma boneca! Vcs já viram tbm? Nesse caso não saberia informar se está correto ou não, levando-se em conta que somente presenciei um casamento assim.

    Mas realmente a escolha deve ficar por conta da noiva… hoje existem entradas até com cachorros levando as alianças! Que tbm fica super diferente e original! ou então até mesmo o avô como foi citado acima! rsrs…

    Abraço

  15. Olá Daiana e meninas! Vim dar minha opinião de cerimonialista aqui também! Não existe nenhuma regra para a entrada das alianças, o que existe são apenas tradições e simbologia. Em um casamento tradicional, quem entra com as alianças é o pajem, mas não há nada que impeça que uma daminha, os avós ou mesmo o filho do casal entrem com elas. Fui em um casamento há alguns dias em que a noiva já tinha uma filha moça e foi ela quem entrou levando as alianças. Não teve nada de errado nisso, pelo contrário, só fez mostrar o apoio dela, a nova união da mãe! Foi muito emocionante!
    Noivas, querem um conselho? Façam tudo do jeito que acharem mais bonito e emocionante. Não se preocupem com regras e padrões, façam um casamento com a cara de vocês e com aquilo que tocar o seu coração!
    Parabéns pelo post!

    Beijos!
    Lívia Coneglian

  16. Fernanda disse:

    Depende muito do estilo do casamento, do estilo dos noivos. Por exemplo, casamentos estilo american wedding, quem leva é o Best Man (padrinho principal). Nao vejo grandes problemas da daminha levar, desde que faça parte do contexto do evento,

    Beijos, Fernanda
    http://www.santafestanca.com.br

  17. Patty Yukie disse:

    No meu casamento a daminha entrou com asinhas (como uma fadinha) e com uma boneca de pano na mão, e o pajem entrou puxando um carrinho de madeira (um jipe) e dentro dele estava uma caixinha de alianças…os convidados amaram a entrada deles!

    Mas já vi a avó da noiva e do noivo levando um botão de rosa nas mãos, e cada botão tinha uma das alianças amarrado a uma fita de cetim…foi lindo também!

    Bjoss

  18. Cinthya disse:

    No meu caso já temos uma filha e será ela quem entrará com as alianças… Não faria sentido nenhum colocar um dos meus sobrinhos e deixar a minha filha apenas “como enfeite” como dito antes.

    Faço questão que ela tenha uma participação muuito especial nesse dia que será importante para todos nós.

    Ademais, não me recordo de ter ido à um casamento em que um menino tenha levado as alianças, mas tb concordo que depende da história e escolha de cada casal!!!

  19. Glauce disse:

    Oi, Daiana!
    Eu fui num casamento muuuito lindo onde um rapaz levou as alianças usando pernas de pau. Tem fotos no site dos fotógrafos (http://objetivafotos.com.br/fotos_casamentos_eventos_cuiaba_mt/72157622928662626/1) . Os convidados se surpreenderam e gostaram muito, ficou um clima circense muito bonito e criativo.

    No meu casamento o noivo tirou as alianças do bolso! =)

  20. Lê Barros disse:

    Particularmente gosto de td que tem um significado.Ja vi varias situacoes, a filhinha do casal vestida de fada,a avo da noiva,o cachorro…
    No meu,quem levara sera minha vozinha,pois ela me criou,entao sera o selo de que ela q esta entregando minha mao em casamento.

    * sorry estou c o teclado desconfigurado.

  21. Joyce disse:

    Olá Daiana e meninas,
    Sou Relações Públicas e assessora especializada em cerimonial do dia e compartilho da mesma opinião que as cerimonialistas que passaram por aqui. Não existe uma “regra estabelecida”, entretanto o mais comum é o pajem levar as alianças, justamente porque o pajem e a daminha simbolizam o casal, por isso que a daminha entra com um buquêzinho. Se ela entrar com uma cesta de flores ela deixa de ser daminha e passa a ser florista, cujo significado é dar as boas vindas ao matrimônio. A tradição diz que o homem é quem pede a mulher em casamento, tudo bem que os tempos mudaram, mas se a gente for pensar assim é super válido o pajem levar as alianças ao lado da daminha.
    Muita coisa tem mudado em cerimonial de casamento e eu sou a favor desde que os casais não resolvam inovar demais, principalmente se o casamento for na igreja. Acho válido tudo o que tem um significado especial. É lindo avós e filhos de uniões anteriores entrarem com as alianças e se o casal fizer questão de passar este papel para a daminha, por que não?
    Adoro post de discussão…rs rs

    Um beijo,
    Joyce – http://www.assessoriadiadocasamento.com.br

  22. Juliana Saraiva disse:

    Joyce, vou escrever aqui o q estou pensando p o meu casamento p ver o q vc acha.
    Estamos pensando em 2 primas do meu noivo estrarem de floristas (elas tem 10 anos e sao gemeas)
    Na hora das alianças pensamos em colocar o meu sobrinho de 1 ano e 9 meses com a irma dele q tem 10( caso ele nao entre andando ela vai entrar com ele no colo, e ele carregará as alianças)
    O q acha??
    Aguardo sua opinião rsBjinhos
    Ju

  23. Joyce disse:

    Se ele for entrar de mãos dadas com a irmã pode ser que dê certo, na verdade a gente só vai saber mesmo no dia. Com relação a irmã entrar com ele no colo não acho boa ideia, vai que ela se atrapalha com o vestido e ele no colo e derruba sem querer a criança. Aí vai ser um chororô e o foco acabará sendo para o bebê, depois é bom pensar nas fotos, da mesma forma que a noiva deve entrar com o buquê ao lado do corpo pra não tampar o vestido nas fotos de registro é bom que a daminha também possa ser fotograda sem nada na frente. Isso é mais uma coisa para pensar..rs rs
    Um beijo

    Joyce – @diadocasamento
    http://www.assessoriadiadocasamento.com.br

  24. Rosane Soster disse:

    Oi Daiana, na minha formação como cerimonialista, não existe uma regra estabelecida para quem leva as alianças, na minha opinião fica melhor o pajem levar as alianças no bolso e a daminha um mini buque, representando um casal de noivinhos, mas já foi feito de várias maneiras, depende do gosto e do sonhos de cada casal, já tive casamentos que o pajem entrou na frente do noivo com as alianças em uma almofada linda feita pela mãe da noiva com um pedaço da renda do vestido dela, uma dica qd eles tem menos de 4 anos, é melhor ter um segundo plano, outro casal maior que entra após os pequenos, se esses não entrarem, entram só os maiores, espero ter ajudado, as tuas daminhas estavam lindas e não entraram como floristas, entraram preparando o teu caminho com pétalas de rosas, afinal tu era a princesa daquele dia, super beijos, saudades daquele lindo dia.

  25. Sabrina Mix disse:

    Ai, eu prefiro que o padrinho principal leve mesmo.

    E só entregue no altar, sem muita frescura.

    Odeio aqueles casamentos que tem uma parada pra cada coisa: parada pra entrada do noivo, parada pra entrada dos padrinhos, parada pra entrada das daminhas, parada pra entrada da noiva, parada pra entrada da florista, parada pra entrada das alianças etc.

    Fica tudo muito longo e cansativo pros convidados.

    Beijos e sucesso!!!

  26. Patrícia disse:

    Olá
    Vou me casar em 21.05.11 e gostaria de colocar a minha única sobrinha de 12 anos como florista. Ela á como uma irmã para mim, pois desde bebê passou a morar comigo, na casa de meus pais. Não tenho outras crianças pequenas e com forte ligação na família. Fica legal assim?

  27. admin disse:

    Claro, como ela é uma pessoa muito especial e não tem outras crianças pequenas, ela pode ser a florista sem problemas.

    beijos
    Daiana Welter
    Noivas & Etc

  28. Luciane disse:

    Por favor alguem me ajude vou me casar e meu noivo ja tem uma filha, na qual, ele gostaria q ela levasse as alianças e eu concordo pq ela aceitou muito bem a situação de ele casar novamente, so que tenho dois sobrinhos o menino de 8 anos e a menina de 11 anos na qual me adoram e querem muito participar na cerimonia, me ajudem como posso incluir eles na entrada???

    beijos

  29. Deise disse:

    Estou com um imenso problema. Meu sobrinho é totalmente tímido e gostaria muito que ele levasse as alianças… Pensei em colocar a minha mãe e ele para entrar com as alianças ficaria legal?
    Bjs

    Luciane…
    Coloca a mais velha para ser a florista, e o casal para levarem as aliança.
    Bjs

  30. Paula disse:

    Bom dia.

    Meu casamento será uma cerimônia simples e bonita e a celebração vai ser no mesmo local da festa. Gostaria de colocar duas floristas juntas, e depois uma delas entregaria as alianças, fica legal?

  31. Ana Paula disse:

    Luciane,
    Quando me casei (por coincidência hoje fazem 5 anos), eu nao tinha nenhuma criança na família pra fazer as vezes de deminha ou pajem. Dai convidei minha avó, que na época tinha 94 anos. Ela entrou com um porta jóia que pertencia à mãe dela. A igreja inteira desabou a chorar e isso virou moda entre nossos amigos que casaram depois.
    Por isso dou a sugestão. Caso vc ou seu noivo tenham uma tia, madrinha, avó que mereçam essa homenagem (foi assim que minha avó se sentiu, homenageada), pense no caso. Acho que a entrada das alianças o momento mais importante e esperado depois da entrada da noiva, merecendo ser emocionante.
    É uma sugestão.
    Abs,
    Ana Paula

  32. Karen disse:

    Estou com um problema, me caso em novembro, e queria muito que minhas duas avós levassem a aliança, só que eu também tenho um avô, e tenho medo de colocar as avós e meu avô ficar chateado por ele não ter entrado. Umas das minhas avós, precisa de um apoio para andar e meu avô também, então acho que colocar os três não dá, só queria muito que minhas avós levassem a aliança, e agora, o que faço?

  33. Suelen disse:

    Qdo noivamos sempre falava que queria que meu avô entrasse com as alianças, mas ele faleceu à alguns meses, minha avó que mereceria muito ser homenageada (até pq está pagando uma parte do casamento) anda de cadeira de rodas o que dificulta a entrada. Então meu noivo sugeriu a avó dele entrar com as alianças, mas tenho medo q a minha avó fique enciumada. O que devo fazer?

  34. Amanda Lins disse:

    Gente , meu anome é Amanda, tenho 20 anos e levarei as alianças do casamento da minha irmã ..confesso estar bem receiosa.. nao sei se ficará feio por isso estou morrendo de medooooo!!! Espero que de tudo certo..apesar de ser bem grandinha para ser daminhaa… acho que nao vai tirar o brilho da minha irmã nessa ocasião assim espero!!!!

  35. Claudineia disse:

    Boa noite,caso em outubro e descobrir q o padre nao deixa jogar pétalas na igreja,agora nao sei o q fazer com a criança ,vou ter a daninha,a outra q vai entregar rosas para madrinha ,!
    Me de uma sugestão por favor!
    Aguardo retorno!

  36. Adriana disse:

    Por favor alguem me ajude!!! Eu pensava em fazer o casamento tradicional….Mas gostaria de tirar uma duvida, é que meu sobrinho tem 3 anos e minha prima…e queria que ele entrasse na minha frente, so que o outro casal, a menina de 6 e o menino de 8 eu queria que eles levassem a aliança, so que me parece que deveria ser ao contrario!!!

    Me digam o que fazer!!

    Agradeçida…

  37. Clara disse:

    Estou em uma sinuca de bico rsrs…chamei os avós dos meus noivos para levar as alianças, só a principio eles não aceitaram, e depois só a avó decidiu ir. (pq ele é de outra religião)

    Nesse meio tempo, convidei então dois pajens e uma daminha…mas com essa mudança como eu faço pra incluir todo mundo? E tem mais uma mãe pediu pra incluir um casal de filhos (um tem 7 anos e a menina tem 10)

    Olha a situação q eu estou rsrsrs

    Me socorre rsrrs

  38. Priscilla disse:

    Bom ainda estou planejando o meu casamento no religioso; porém já sou casada no civil e tenho um filho lindo. Meu esposo sempre disse que o nosso filho iria entrar com as alianças. Ponto Final e não se fala mais nisso. Acho que vai ficar bem interessante e vai ficar bem original. Porque afinal de contas nosso filho tbm é uma aliança entre a gente. Não vejo a hora desse momento chegar.

  39. Priscilla disse:

    Clara veja bem! tenho uma amiga que passou uma situação parecida com a sua. Simplesmente por não saber o que fazer ela disse com a cerimonialista: Quero que todos sejam encaixados e tenham uma entrada brilhante e não quero nem ouvir dizer que não tem como. Em fim a cerimonialista rebolou mas conseguiu. Colocou uma daminha com as flores para os padrinhos, a avó com a aliança um pajen com a biblia e o outro entrou na frente dela com uma sobrinha do noivo. Em fim… ficou tudo muito lindo e ninguém ficou de fora. Espero ter ajudado.

  40. cecilia disse:

    oi!!! meu casamento é em julhoe estou pensando em pedir minha mae pra entrar com as alianças, tbm é uma forma de homenagear ela. oq vcs acham?

  41. Erika disse:

    Priscila me socorre..eu não tenho nada disso..não tenho pajen, nem daminha, muito menos florista…kkk só conheço gente grande..kkk será que meu casamento vai ficar feio sem entrada de crianças? me diz o que você acha de verdade..tem alguma sugestão?

  42. Sibele Chênia disse:

    Olá! meu casamento será em novembro e já estou com quase tudo pronto mas tenho duvidas com relação ao pajem,quero que meu sobrinho entre com as alianças na almofada,ele tem 7 anos,isso esta certo?
    tenho apenas um casal,a daminha entrará com as pétalas será que está certo,vai ficar lindo?
    Agradeço pela ajuda!
    Boa Noite

  43. Karol disse:

    Olá, tenho duas daminhas e um pajem. Mas as daminhas são um pouco timidas, não vão querer entrar com o menino. Minha ideia é o menino entrar antes de mim com uma plaquinha de “lá vem a noiva” e as daminhas entrarem depois com as alianças. Sim, as duas. Pq ela são sobrinhas. Uma minha e outra do meu noivo. Então pensei de as duas levarem. Cada uma levar uma aliança. Será que fica feio?

  44. munique disse:

    óla tenho 25 anos e vou entra com as aliançãs e vou ser a madrinha principal no casamento da minha irmã o que vcs acha

  45. mara disse:

    ola me caso em fevereiro e estou muito confusa com daminha e pajem sao muitas crianças na famila e eu queria fazer eles participarem entao pensei no meu subrinho entrar com uma biblia depois minha entiada e outro subrinho ela entra com uma boneca de pano personalizada e ele com um boneco personalizado, dai entra a florista uma so , na entrega das alinças eu tenho um menino e uma menina que nao posso deixar de fora o que faço?? entra os dois?? ele com a almofadinha das alianças e ela vai levar oque??? ou é ela que entra com a almofadinha???

  46. Alyne Nunes disse:

    ola.preciso de ajuda urgente.meu casamento sera daki 2 semanas.
    vou ter um pajem q vai entrar primeiro levando a biblia.depois tem um casal(a daminha e mais 1 pajem) q vao entrar juntos(ela com o buque).tenho a florista e por fim mais 1 pajem q vai entrar sozinho com a aliança.minha duvida é…ele entra no começo da cerimonia com outras crianças ou ele só entra no meio da cerimonia na hora doa bençaos da aliança???
    mi ajudem.obrigada

  47. Daiana Welter disse:

    Olá, o pajem com as alianças entra somente no momento da troca das alianças. Bjus, Day.

  48. Caroline disse:

    Olá.

    Gostaria que meus Avós entrassem com as alianças será que tem algum Problema ?
    Eles ja são Velhinhos..Mas essa seria uma forma de Homenagiar eles por tudo que fez por mim.E seria uma grande emação vendo eles nesse momento..

  49. Daiana Welter disse:

    Caroline, não vejo problema algum em eles entrarem com as alianças, acho que ficaria lindo, uma bela homenagem mesmo. Festas de casamento tem padrões e regras para a celebração da cerimônia, mas sempre podemos e devemos adaptar detalhes para nosso contexto. Bjus e felicidades!

Deixe um comentário