Dicas para um casamento perfeito

A programação da cerimônia deve ter mais atenção que a festa ou recepção do casamento, pois envolve vários itens e preocupações. Nesse artigo você vai conferir algumas dicas para tudo dar certinho em sua cerimônia, e o seu grande dia ser perfeito.

{Começando a planejar} Comece sempre com antecedência, mesmo que falte muito tempo. Aconselho os noivinhos a se agilizarem! Primeiramente, os dois precisam conversar bastante, e a noiva precisa dar espaço ao noivo para opinar e sugerir, pois ele é uma pessoa muito especial e também faz parte desse momento tão feliz e importante.

{Data do Casamento} Esse é um dos primeiros detalhes que o casal deve se preocupar, pois marcar a data do casamento é de suma importância, obviamente, para que os noivos tenham tempo de se planejar e finalizar todos os preparativos a tempo. Assim você já consegue ir planejando o estilo e o local da cerimônia.

{Estilo do Casamento} Assim que marcar a data do casamento o casal deve conversar e escolher o estilo da cerimônia e da festa para começar a procurar o local adequado, decorações e outros detalhes. O casamento pode ser casual, moderno, glamuroso, tradicional, diferente, etc.

{Número de convidados} Após a escolha do estilo do casamento, os noivos precisam começar a fazer a primeira lista de convidados, após ter uma lista base, eles podem ir acrescentando ou diminuindo convidados. Sabendo o número de convidados já fica mais fácil para começar a organização da cerimônia e outros detalhes.

01

{Local do Casamento e Festa} A partir da escolha do estilo do casamento e obtendo um número aproximado de convidados, o casal pode começar a pesquisar locais que sejam adequados a essas características. O casal precisar conversar e decidir se querem a cerimônia e festa no mesmo local, ou a cerimônia na Igreja e festa no salão.

{Contratar ou não uma Cerimonialista?} É sempre bom ter alguém para ajudar nos preparativos pré-casamento e também no dia, por isso sempre é bom optar por um profissional. A sensação que o casamento está marcado e os próprios preparativos geram muita ansiedade e consomem muito tempo, o cerimonialista ou assessor está ali para te ajudar e auxiliar, entrando em contato com fornecedores, marcando e conduzindo reuniões, e principalmente organizando e auxiliando na hora da cerimônia.

Conforme começamos a pesquisar valores e serviços vamos percebendo que casar não é muito barato, e nem todos podem ou conseguem contratar um profissional para fazer a cerimônia. Uma das soluções é conversar com os familiares e eleger alguém para dar este auxílio, mãe, irmã, madrinha, a melhor amiga, todas podem ajudar um pouquinho, e muitas vezes elas não vêem a hora de colocar a mão na massa, pois toda mulher adora os preparativos de casamento. Uma pode ajudar a orçar fornecedores, a outra pode ficar responsável pela confirmação dos convidados, e no fim está com uma equipe formada.

{Reservar lugares na Cerimônia?} 

Cerimônia na Igreja e Recepção em outro local – Se a cerimônia acontecer na igreja, você pode deixar as primeiras fileiras reservadas para os pais, avós e familiares, e o restante dos lugares os convidados podem se sentar livremente. Depois no salão ou local da recepção, onde o jantar ou coquetel será servido, você pode optar por reservar ou não os lugares, para ter uma melhor organização é sempre bom reservar.

Cerimônia e Recepção no mesmo local – Hoje em dia muitos casais fazem a cerimônia e a recepção/festa no mesmo local, essa opção é muito interessante, pois após a cerimônia os convidados não precisam se deslocar para outro local e fica mais cômodo. Quando o casal escolhe esta opção é interessante reservar os lugares, desse modo tudo fica mais organizado, e o convidado chegando no local já sabe onde será sua mesa. Para os casais que não gostam dessa ideia, e preferem que o convidados fiquem mais livres, e decidam onde sentar, eles podem deixar somente as mesas dos familiares reservadas, assim podem deixa-los em um lugar mais especial mais pertinho deles.

08

Como reservar a mesa: É muito simples reservar e dirigir os convidados para a mesa, só é necessário seguir algumas instruções:

1.      Numere as mesas com plaquinhas, elas podem seguir o mesmo padrão dos convites ou as cores da decoração;

2.      Deixe uma prancheta com a lista dos convidados para o organizador da festa.

3.      Conforme os convidados chegam o organizador confere o nome na lista e o número da mesa, e encaminha o convidado para mesa.

Dica 1 : Quem faz a montagem das mesas (quem senta em cada uma) são os noivos, por isso é interessante pensar em deixar as pessoas mais próximas juntas. Todos nós gostamos de sentar com quem conhecemos.

Dica 2: Quem decide que vai deixar as mesas reservadas são os noivos, se não quiserem por algum motivo, ou acharem a opção formal demais, isso não é obrigatório. O casamento e um dia especial e deve ter a nossa cara, o nosso jeitinho.

0001

{Driblando o nervosismo} Procure relaxar e dividir as tarefas, muitas vezes queremos fazer tudo, ver todos os detalhes e acabamos nos cansando muito. Ser noiva é bom mas temos que ficar atentar para não se sobrecarregar e ficar estressada. Divida as tarefas, peça ajuda a familiares e principalmente ao noivo. Assim nem tudo fica concentrado em você

{É o seu dia!} Descanse no dia do casamento, no final tudo sempre acaba perfeito e lindo e nos estressamos sem motivo. Curta seu dia de noiva, sua preparação e divirta-se na festa, o mesmo conselho vai para o seu noivo, incentive-o a tirar o dia para ele, dormir, comer, e se preparar pois esse dia é para ficar na memória.

Com essas dicas você já pode começar a organizar seu casamento, tudo com calma e sem presa, fazendo deste momento algo prazeroso.

Por Daiana Welter

www.noivaseetc.com.br

Fotos: Pinterest e Arquivo Blog

 

Gostou deste post? Compartilhe:

Deixe um comentário